12 setembro 2012

Pirâmide alimentar, você conhece?


Meninas vamos entender um pouco sobre a  pirâmide alimentar?!
Ela foi desenvolvida para ajudar a compor uma dieta equilibrada, pois ter uma boa alimentação é essencial para evitar doenças e melhorar a qualidade de vida.
Ela tem como princípios básicos: o equilíbrio, a variedade e a moderação. Quando conseguimos equilibrar nossa dieta e seguir os princípios da pirâmide alimentar, conseguimos ter uma vida mais saudável. E se além de ter uma alimentação saudável, fizermos exercícios físicos freqüentemente, a qualidade de vida também é aumentada.

A pirâmide alimentar é dividida em 4 níveis, sendo estes divididos em grupos:




GRUPO 1
Na base da pirâmide estão concentrados os alimentos energéticos, que podem ser consumidos em maior quantidade. São os carboidratos, que são encontrados no arroz, derivados do trigo, os pães e as massas. São indicados 8 porções.


GRUPO 2 e 3
O segundo nível (Grupo 2) é onde encontramos as hortaliças e as frutas, que são alimentos reguladores. Neste nível o consumo deve ser um pouco menor, mas é de extrema importância porque nos oferecem vitaminas, sais minerais, fibras e água. São indicados 3 porções.
As Frutas e os sucos de frutas naturais, também são alimentos reguladores (Grupo 3). São indicadas 3 porções.


GRUPO 4, 5, 6
O terceiro nível é formado por três grupos. Nele encontramos o grupo do leite e seus derivados (3 porções), o das carnes e ovos (2 porções) e o das leguminosas (3 porções), que são, por exemplo, o feijão, a lentilha, soja e a ervilha. Estes são considerados os alimentos construtores, ricos em proteínas, cálcio, ferro e zinco.
A vantagem do grupo 6 é que possuem alimentos que oferecem calorias, através do colesterol bom (HDL), sem prejudicar a saúde. Além de proteínas específicas, como a Isoflavona que é encontrada na Soja e que ajuda a combater várias doenças. São indicadas 1 porção.


GRUPO 7 e 8
O último nível é o que precisamos ter mais cuidado. Ele contém os açúcares e os óleos. Os alimentos deste grupo provêm muitas calorias e poucos nutrientes. Vale ficar atento ao seguinte: o sódio está em vários alimentos e nós temos ainda o sal de cozinha que é adicionado em algumas preparações, por isso é necessário que esse consumo seja feito de forma mais consciente, pois o excesso pode levar a uma série de patologias. São indicadas 2 porções.
Obs: O esquema da pirâmide alimentar é baseado nas necessidades de uma pessoa saudável. Se a pessoa tiver qualquer tipo de patologia ela precisa procurar um profissional para uma orientação mais detalhada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...