31 outubro 2012

Dieta da proteína, funciona?


Quando vai chegando perto do verão, o desespero começa e todo mundo tenta fazer alguma dieta. Certamente você aí já ouviu falar da dieta da proteína... essa famosa dieta promete uma perda de peso rápida, despertando o interesse de várias pessoas. A dieta tem como princípio a exclusão dos carboidratos do cardápio. Tratando-se assim de uma dieta rica em proteína e gordura.




As condições da perda de peso se tornam questionáveis quando se fala neste tipo de dieta. Dentre os principais riscos estão:

  • Alto consumo de gordura: o consumo de gordura está liberado, sobretudo a gordura saturada, o que pode aumentar o colesterol e desencadear outras doenças em quem realiza a dieta por um período prolongado.
  • Cansaço e fraqueza: na ausência de carboidrato, principal fonte de energia para o cérebro, usa-se proteína e gordura como fonte de energia o que resulta em um processo mais lento, provocando cansaço, fraqueza, tontura, etc.
  • Efeito sanfona: Por ser uma dieta com rápida perda de peso, o corpo tende a recuperar toda a gordura depois que a pessoa abandona a dieta.
  • Perda de peso magro: com a retirada do carboidrato por um período maior a atividade do pâncreas fica reduzida, que é o órgão responsável por produzir a insulina, essencial para aproveitar a energia dos alimentos como os carboidratos. Quando a insulina fica muito tempo no sangue ele bloqueia a capacidade do corpo de queimar gordura. Com isso perde-se líquido e massa magra e não gordura.


Por isso, mais uma vez, vale salientar a importância da reeducação alimentar. A perda de peso segura e duradoura só ocorre quando há correção dos hábitos inadequados. Dietas restritivas, como a da proteína, não são indicadas por ocasionarem o aumento demasiado ou diminuição de nutrientes, causando distúrbios, carências ou toxicidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...