29 janeiro 2013

Chocolate também faz bem a saúde


Boa notícia para aqueles que adoram chocolate! haha Existe hoje no mercado chocolate para todos os gostos, mas quando pensamos naquele que realmente traz algum beneficio para saúde destacamos o chocolate amargo com no mínimo 60% de cacau (quanto mais cacau tiver no chocolate maiores são os benéficos à saúde).

Em geral, o chocolate amargo com altas concentrações de cacau traz em sua composição vitaminas (A, E, B1, B2, B3, B6, B12), ácido fólico, minerais essenciais como, por exemplo, magnésio, cobre, potássio, zinco, cálcio e manganês além do grupo de antioxidantes conhecidos como flavonóides, o que pode trazer benefícios à saúde, atuando na prevenção de doenças cardiovasculares, diminuindo a pressão arterial, prevenindo alguns tipos de cânceres, inflamações e auxiliando na resposta imune.


O chocolate também libera serotonina, que é responsável pela regulação do humor, gerando uma sensação de bem estar e na produção da capacidade relaxante, além de moderar a compulsão alimentar e ansiedade que é comum nos períodos em que as pessoas estão passando por uma reeducação alimentar.
Não se deve esquecer que, embora saudável, o chocolate é extremamente calórico... então vamos moderar ok?


Na hora de comprar um chocolate:
  • Prefira as versões que têm entre 60% e 80% de cacau.
  • Se escolher os que têm confeitos, lembre-se que eles aumentam as calorias sem acrescentar valor nutricional.
  • Dê preferência aos chocolates vendidos em porções individuais, pois assim fica mais fácil controlar a quantidade consumida.
  • Fique de olho no rótulo para verificar a presença de gordura trans ou gordura hidrogenada. Se esses ingredientes estiverem presentes, perca mais tempo para escolher outro tipo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...