26 fevereiro 2013

Quanto mais colorido melhor!


Quanto mais colorido o prato, mais saudável ele tende a ser, pois a diversificação de cores permite o consumo de uma maior variedade de vitaminas e minerais, necessários para o bom funcionamento do nosso organismo. Veja como as cores dos alimentos podem ajudar sua saúde.



  • Alimentos do grupo vermelho: tomate, pimentão vermelho, melancia, goiaba, acerola, caqui, morangos, cereja, framboesa, etc.

São ricos em licopeno, apresentando um ótimo poder antioxidante, é bom para o coração e para a memória, além de controlar a ação dos radicais livres, que favorecem o envelhecimento.

  • Alimentos do grupo verde: alface, agrião, almeirão, rúcula, espinafre, couve, escarola, chuchu, pimentão verde, brócolis, vagem, ervilhas, pepino, limão, kiwi, etc.

Este grupo possui clorofila, que também tem boa ação antioxidante. Além dela, nas folhas verdes encontra-se cálcio, por isso são boas opções quando é preciso aumentar a ingestão deste mineral. Estes alimentos também possuem ferro e fósforo, que auxiliam o crescimento e ajudam na coagulação do sangue, evitam fadiga mental, além de ajudar na produção de glóbulos vermelhos do sangue.

  • Alimentos do grupo branco: banana, batata, couve-flor, cebola, feijão branco, mandioca, pêra, palmito, maça, etc.

Este grupo contém a substância flavina, que é anti-inflamatórias, promovendo a saúde da pele, dentes e músculos; são fontes de cálcio e potássio, que ajudam na formação e manutenção dos ossos, na regulação dos batimentos cardíacos, na renovação celular e bom funcionamento do sistema nervoso.

  • Alimentos do grupo amarelo/alaranjado: laranja, mamão, cenoura, manga, pêssego, abóbora, damasco, pimentão amarelo, milho, melão, etc.

Ricos em betacaroteno, substância importante na manutenção de tecidos e da visão. Ele também favorece o metabolismo de gorduras, sendo uma boa opção de sobremesa, por exemplo. Possuem também vitamina C e vitamina B3 que ajudam o sistema imunológico e o sistema nervoso.

  • Alimentos do grupo roxo, azul e preto: ameixas, feijão preto, repolho roxo, uvas escuras, jabuticaba, alcachofra, figo, beterraba, etc.

Este grupo de alimentos contém as antocianinas, que protegem as células dos danos oxidativos, retardando os sinais de envelhecimento. Possuem excelente ação antioxidante e são ricos em potássio e vitamina C. Mantém a saúde de pele, nervos, rins e aparelho digestivo e também são importantes na prevenção de doenças cardíacas.

Fica a dica: deixe suas refeições mais coloridas tornando-a mais bonita aos seus olhos e mais saudável para o seu corpo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...