26 julho 2013

Alimentos que dão saciedade

Não passou nem uma hora que você comeu, mas a fome já começa a aparecer?
E, quando você come, os ataques de gula são frequentes? Pois é, a solução para não bater de frente com a dieta é apostar em um prato com alimentos ricos em nutrientes com forte poder de saciedade. Isso mesmo, a ideia é retardar a sensação de fome e evitar que você fique beliscando guloseimas ao longo do dia. Um elevado poder saciante é encontrado em alimentos ricos em proteínas, fibras e água, enquanto alimentos ricos em gordura apresentam baixa capacidade de controlar o apetite.



Conheça alguns alimentos que vão te dar mais saciedade, sem precisar estar devorando tudo que vê pela frente:
  • Cereais integrais: prefira a versão integral dos carboidratos, que auxilia no trânsito intestinal, já que possuem mais fibras. Eles também contribuem para a saciedade, pois demoram mais para serem digeridos. Ex: Aveia, granola, linhaça.
  • Leites e derivados: Por ser fonte de proteínas, o processo de digestão é mais lento, atrasando o esvaziamento gástrico e consequentemente a fome. 
  • Frutas: são excelentes fontes de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes vitais para o bom funcionamento do nosso corpo. As frutas de cor alaranjada, ricas no pigmento betacaroteno, como o mamão, contém vitamina A, que é importante para manutenção da saciedade. 
  • Arroz com feijão: Juntos a saciedade é garantida e com certeza o casamento é perfeito, o que falta em um, o outro completa, tendo todos os aminoácidos essenciais, fibras, vitaminas do complexo B e ferro. O feijão possui amido resistente, ou seja, um carboidrato complexo, demorando mais tempo para ser digerido, gerando uma sensação de saciedade prolongada.
  • Vegetais até o talo: Aposte também nos talos de vegetais, que ajudam a dar sustância. Eles deixam as refeições mais completas já que apresentam um número grande de nutrientes, e assim a fome demora mais para voltar. Podemos optar pelos talos de couve-flor, nabo, beterraba e adicioná-los a farofas, no cozimento do arroz e em sopas.
  • Saladas cruas: As folhas verdes são campeãs de fibras e também contam com outra particularidade quando o assunto é saciedade. Elas exigem muita mastigação, e este é um mecanismo fundamental para o cérebro avisar a hora certa de você parar de comer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...